Alimentação Balanceada - Cabelos Saudáveis
• Ter cabelos sedosos e com brilho é com certeza uma das maiores preocupações das pessoas. Atualmente não somente as mulheres, mas também os homens buscam de todas as formas ter um cabelo com crescimento adequado, macio, e com isto garantir uma boa aparência.
*algumas dicas...
Cardápio para os cabelos
Xampus, cremes, horas em salões e todo tipo de mistura caseira costumam ser usados para deixar os cabelos mais bonitos e saudáveis. Para que o tratamento seja completo, porém, é preciso direcionar boa parte da atenção para o que se come.
De acordo com o médico e tricologista Luciano Barsanti, diretor do Instituto do Cabelo (São Paulo), presidente da Sociedade Brasileira de Tricologia e autor do livro “Dr. Cabelo”, uma boa alimentação é fundamental, pois o elemento básico da formação dos cabelos é a proteína. “É fundamental que uma dieta saudável para os cabelos contenha uma quantidade significativa dessa substância, encontrada nas carnes, peixes, ovos e na soja”, explica o especialista.
A “comilança” deve ir além e Barsanti cita outros nutrientes que devem constar do cardápio:
- Minerais, como o ferro, cujas fontes são o fígado, carnes vermelhas, gema de ovo e os vegetais verde-escuros;
- Vitaminas do complexo B, principalmente as B2, B6 e B12;
- Zinco é um elemento muito importante no metabolismo protéico e as fontes são o leite, os moluscos e o farelo de trigo;
- Cálcio, que pode ser ingerido por meio de laticínios em geral;
- Selênio, enxofre e a biotina, encontrados em alimentos como fígado, carnes e levedo de cerveja.
“Uma dieta balanceada deve ser formada da ingestão mínima de 8 a 10 copos de água por dia; deve contar pelo menos 30% de proteínas e o restante, composto por carboidratos, vitaminas e sais minerais”, completa o médico e tricologista.
Os efeitos da má alimentação sobre os cabelos
Erros na dieta, horários irregulares para comer, regimes estéticos inadequados ou radicais e perdas por cirurgias extensas (lipoaspiração e redução de estômago) podem representar perigo para os cabelos. “Podem provocar desde a queda repentina e em grande quantidade dos fios até um enfraquecimento lento, com afinamento e perda de brilho e volume. Os cabelos podem tornar-se quebradiços e pouco resistentes, com pontas duplas”, alerta o médico e tricologista.
Outro fator a ser observado é que alguns alimentos também podem causar efeitos negativos para os cabelos. “Deve-se evitar ao máximo os açúcares refinados e doces em geral, assim como as gorduras, principalmente de origem animal. Essas, além de prejudicarem o organismo, colaboram com o aumento da oleosidade, descamação e coceira do couro cabeludo”, conclui Barsanti.
Espero que gostem das dicas bjs.
Nenhum comentário:
Postar um comentário